A safra é um período de muita atenção quando se trata de prevenir incêndios em colhedoras de grãos. Nesta época do ano, o clima quente e seco favorece a queima do material combustível, principalmente na área de trilhagem, onde há o acúmulo de palha seca, poeira e outros elementos que favorecem a incidência de incêndios.
Para garantir a segurança dos trabalhadores rurais e da safra, a melhor saída é a prevenção, explica Marina Signor Castaman, engenheira da empresa Castaman Prevenção, fornecedora de produtos de prevenção e combate a incêndio. “Nesta época há uma grande procura por extintores de incêndio, no entanto, é preciso também investir em prevenção”.
>> Technort apresenta nova solução para prevenção e combate a incêndio
>> 5 pontos de atenção para evitar incêndios em residências na quarentena
>> Bombeiro civil tem direito a adicional de periculosidade
Para reduzir as possibilidades de incêndio com máquinas agrícolas, deve-se fazer a manutenção preventiva que, entre outras coisas, também prolonga a vida útil do maquinário. Entre os protocolos preventivos importantes destacam-se a atenção à parte mecânica e elétrica do maquinário; retirada do acúmulo de material combustível na área de trilhagem ou onde há risco de incêndio; não fumar no local nem em depósitos de combustível e verificar a carga dos extintores de incêndio semanalmente.
Além dos procedimentos de prevenção, a engenheira ressalta a necessidade do treinamento da equipe que manipula esses maquinários. “É importante que todos saibam identificar as classes de incêndio, conhecer os métodos de extinção e saber sobre o uso correto dos extintores, nunca esquecendo de que existe um tipo de material indicado para cada tipo de incêndio”.