Amazonas decreta emergência em 12 cidades devido as queimadas

0

De janeiro a 6 de outubro de 2015 foram registrados 11.666 focos de incêndios no Amazonas, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O governo do Amazonas decretou situação de emergência em 12 municípios no dia 13 de outubro em função dos efeitos climáticos, como a baixa pluviosidade e as queimadas. Ainda durante a apresentação do decreto será apresentado o Plano Estratégico e as Ações Emergenciais de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais.

O decreto de Situação de Emergência tem como base o parecer técnico elaborado pela Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e a Defesa Civil do Estado, considerando, entre outros fatores, “os eventos climatológicos de larga escala que teve como efeito negativo a redução significativa da precipitação pluviométrica na região Amazônica”.

Queimadas na região
Nos primeiros cinco dias de outubro de 2015, o Amazonas registrou 626 focos de queimadas. O número equivale a mais de 120 focos de queimada por dia. Ainda de acordo com a maior parte dos registros se deu em municípios próximos a Manaus como Careiro da Várzea, Careiro, Autazes, Manacapuru, Caapiranga, Presidente Figueiredo.

A alta incidência de queimadas prejudica a qualidade do ar na região, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a poluição atmosférica em Manus foi considerada o dobro da considerada aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A situação se deve a quantidade de material particulado fino disponível no ar que forma a fumaça.

Fonte: Portal da Amazônia

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link