Home Notícias Focos de incêndio no Pantanal cresceram 462% em relação a 2018
0

Focos de incêndio no Pantanal cresceram 462% em relação a 2018

0
0

Fonte: O Globo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ) registrou 8.479 focos de incêndio no Pantanal de janeiro até anteontem. É um salto de 462% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 1.507 queimadas , número mais baixo desde 2014. Desde o último domingo, o bioma voltou a sofrer mais intensamente com o fogo .

Segundo Felipe Dias, diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, a situação mais grave é no Pantanal do Sul, onde o clima está mais seco .

“No final de setembro houve uma redução do incêndio, mas de uma semana para cá aumentou significativamente. Só em uma fazenda que eu conheço foram 40 mil hectares”, ressalta.

Os pontos mais críticos estão nos municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá (MS), este último o recordista em focos de incêndio no País neste ano, segundo o Inpe, com 5 mil. Nessas três localidades, foi reforçado o efetivo de brigadistas e das equipes do Prevfogo (Ibama). Aeronaves também têm sido utilizadas para o combate às chamas.

Além disso, será solicitado apoio ao governo do Distrito Federal. O incêndio generalizado atual é considerado atípico para esta época do ano, que costuma ter maior volume de chuvas. O clima seco, com temperaturas altas e ventos fortes, cria um ambiente propício para as chamas e facilita a sua propagação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *