Projetos para prevenção contra incêndio são como uma orquestra: conta com um grupo de profissionais, nos quais opera, cada um, com seu instrumento  

0

 

Por Renata Dal Molin

 

 

Antes de mais nada, preciso me apresentar e apresentar o tema que iremos abordar por aqui nos próximos meses. Meu nome é Renata Dal Molin, sou engenheira civil, engenheira de segurança do trabalho pela Fundação Assis Gurgacz e especializada em engenharia contra incêndio pela PUC Minas, tenho 27 anos, e trabalho com projetos de prevenção contra a incêndio há mais de 10 anos aqui na cidade de Cascavel, interior do Paraná. Se você acompanha esse portal, imagino que já saiba o que é um projeto de prevenção contra incêndio, no entanto, não custa refrescar sua memória.

 

Projeto de prevenção contra incêndio

 

Afinal, o que é a prevenção contra incêndio? Apesar de ser uma área relativamente nova em nossos País, os primeiros incêndios e precursores do movimento aconteceram em São Paulo, em meados de 1972 e 1974, conhecidos como edifícios Joelma e Andraus, foram dois incêndios que aconteceram tendo como causa curto circuito, ambos se tornaram uma tragédia com os óbitos que tiveram, cada acontecimento teve uma característica marcante, no incêndio do Edificio Andraus, as pessoas conseguiram resgate subindo ao terraço do prédio e sendo socorridas por helicópteros, já no caso do Joelma sabendo sobre o salvamento de Andraus, as pessoas seguiram os mesmos passos, porém, a diferença era que nesse prédio, a fumaça já havia tomado conta e nenhum helicóptero conseguia chegar, muitas pessoas morreram saltando do prédio no desespero por um socorro.

Esses acontecimentos movimentaram o Brasil, mas não foram suficientes. Aqui, no Paraná, nossa primeira legislação veio em 1978 com oito páginas, tivemos algumas atualizações marcantes nesse período e, em 2001, tivemos de fato uma norma, pequena e sem ser um tema muito conhecido. O grande reconhecimento dessa área veio em 2013 com o incêndio da boate Kiss, quando muitos começaram, de fato, a levar a sério a importância dessa área, dessas normas e do trabalho dos nossos verdadeiros heróis, os bombeiros.

A prevenção contra incêndio vem para proteger as edificações e proteger a população de grandes tragédias, sabendo do histórico trágico que temos no Brasil, essa área vem ganhando força a fim de evitar que pequenos princípios de incêndios se tornem em grande tragédias, e esse movimento também depende de você. Pois uma boa prevenção se faz desde do cuidado com a manutenção das placas de sinalização de R$20,00 até a instalação de grandes sistemas que passam de R$ 1 milhão.

Preciso te lembrar que “a prevenção contra incêndio começa dentro da sua casa”. É comum que em residências não haja extintores ou até mesmo orientações básicas de como evitar e/ou controlar um incêndio, mesmo sabendo que um incêndio doméstico ocorre a cada duas horas… Quando paro para analisar com mais cautela, concluo que um dos lugares com grandes riscos de incêndio, são as residências e os condomínios residenciais, afinal, são ambientes onde temos o uso diário de gás, fogo, concentração de pessoas e um público leigo sobre tal assunto.

Sabemos que residências térreas, são excluídas pela norma e não precisam de proteção contra incêndio. Contudo vale deixar algumas orientações para evitar incêndios domésticos: evite deixar velas próximas de tecidos em geral; não use vários aparelhos em uma única tomada, evitando assim uma sobrecarga; tenha cuidado ao utilizar e/ou manusear botijão de gás e ainda tenha atenção ao utilizar ferro de passar roupa.

Contudo, ao nos depararmos com edifícios residenciais, o cenário muda e, então, sistemas preventivos se tornam obrigatórios. Na maioria dos casos, o próprio construtor entrega a edificação com todo sistema operante, e então, o cuidado, zelo e manutenção de tal sistema entra como responsabilidade do síndico.

O sindico deve ser responsável por garantir que todo sistema existente funcione perfeitamente… falando de maneira clara e pratica, é necessário que os extintores estejam com a manutenção em dia (isso deve ser realizado anualmente); as luminárias em pleno funcionamento (devem ser testadas a cada três meses); a central de GLP (mais conhecida como casinha de gás) com os extintores, sinalizações e testes de estanqueidade realizados (empresas de instalação de gás realizam esses testes); as portas corta fogo (porta de ferro que da acesso a escada) devem estar sempre fechadas e com regulagem para fechamento automático; o sistema de hidrantes (caixas vermelhas com mangueiras dentro) devem ser revisados por um profissional qualificado e as mangueiras encaminhadas a testes também.

A maioria dos itens são inspecionados por profissionais especializados anualmente, no entanto, também é responsabilidade de cada morador auxiliar nos cuidados diários com tais equipamentos.

 

Dia do Bombeiro

 

“POR UMA VIDA TODO SACRIFICIO É DEVER”

Esse é o lema da corporação de bombeiros aqui de Cascavel, um trabalho ao qual seu dever é proteger e se sacrificar pela vida de um desconhecido, merece ser honrado.

No dia 02 de julho, comemoramos o dia do bombeiro, uma data especial marca o reconhecimento e a celebração da coragem, dedicação e altruísmo dos verdadeiros heróis do cotidiano.  E dessa vez, dedico este espaço para prestar uma merecida homenagem a esses profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a nossa sociedade contra os perigos do fogo, a propósito, preciso te lembrar que “Prevenção contra incêndio não é só um projetinho”, a prevenção contra incêndio é como uma orquestra, onde temos um grupo de profissionais, onde cada um com seu “instrumento” compõe um lindo arranjo, música e melodia.

Os bombeiros são a linha de frente em situações de crise e emergência, sua presença é sinônimo de esperança e segurança para todos nós. Eles enfrentam incêndios desafiadores, resgatam pessoas presas em escombros, socorrem vítimas de acidentes e desastres naturais, além de estarem sempre prontos para lidar com as mais diversas situações de perigo que podem surgir a qualquer momento.

Sua coragem é inabalável e sua dedicação é incansável. Eles são treinados para agir sob pressão, mantendo a calma e tomando decisões rápidas e precisas. São capazes de superar obstáculos físicos e emocionais, enfrentando o desconhecido em busca de salvar vidas. Eles colocam o bem-estar da comunidade acima de tudo, colocando-se em segundo plano para que outros possam estar em segurança.

Além de combater incêndios e realizar resgates, também desempenham um papel fundamental na prevenção e conscientização sobre a segurança contra incêndios. Comprometidos em educar a população sobre medidas de prevenção, como o uso adequado de equipamentos de proteção, a importância da instalação de sistemas de detecção de incêndios e a correta sinalização de rotas de fuga. Seu trabalho preventivo e é essencial para evitar tragédias e preservar vidas.

A todos os bombeiros, tanto os que estão na ativa quanto os aposentados, gostaria de expressar uma profunda gratidão por sua bravura, comprometimento e serviço inabalável à comunidade. Vocês são verdadeiros exemplos de coragem e resiliência, suas ações nos enchem de esperança e confiança em um mundo melhor.

Que seja um mês de celebração, reflexão e reconhecimento para esses heróis anônimos. Que suas histórias sejam contadas, suas conquistas sejam celebradas e sua dedicação seja eternamente lembrada, deixo como indicação um livro “História de bombeiros” um livro pequeno e cheio de histórias onde alguns bombeiros do Brasil dividiram sua trajetória.

Por fim, a todos os bombeiros, em especial ao meu tio Gildomar Trevisan, e a todos os bombeiros de Cascavel, o meu muito obrigada! Que suas vidas sejam sempre protegidas e que o seu trabalho continue a iluminar o caminho da segurança para todos nós.

Feliz Dia do Bombeiro!

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link