Planeta pode ficar 3º C mais quente até o final do século

0

Em razão da pandemia, as emissões totais de dióxido de carbono (CO2) em 2020 devem ser 7% menores que as de 2019. Esse recuo, porém, não será suficiente para conter o aquecimento global.

Segundo o mais novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), publicado em dezembro de 2020, a temperatura no planeta deve subir 3º C até o final do século caso não haja mudanças drásticas no uso de combustíveis.

O mês de novembro de 2020 foi o mais quente já registrado por serviços de monitoramento climático, e o ano passado deve ser confirmado como o de maior calor na história. Além do derretimento de geleiras, tempestades e secas, a elevação da temperatura contribui para os incêndios florestais.

De acordo com o documento do Pnuma, os países precisam acelerar seus programas de sustentabilidade para um corte de 25% das emissões até 2030. Somente isso garantiria uma aproximação da meta de limitar o aquecimento global a 2º C em comparação aos níveis pré-Revolução Industrial, conforme prevê o Acordo de Paris.

Leave A Reply

Your email address will not be published.