Conheça as curiosidades do Centro de Memória do Corpo de Bombeiro de São Paulo

0

Com o intuito de preservar a história do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o Centro de Memórias do Corpo de Bombeiro foi inaugurado em 10 de março de 2005, em comemoração aos 125 anos da instauração da corporação. Seu acervo reúne reportagens, fotos, documentos, equipamentos e vestimentas que descrevem a trajetória da instituição e retratam a evolução dos instrumentos e dos serviços de bombeiros prestados à comunidade paulista.

Localizado na região da Vila Mariana, o casarão vermelho esconde verdadeiras relíquias conservadas ao longo dos anos. O prédio foi construído em 1927 por um engenheiro italiano e pertenceu à família Caruso. Em estilo art noveau, a construção é toda revestida de mármore e possui lustres de cristal e grandes vitrais. Em seus compartimentos é possível ver um pouco da história da instituição. Na entrada há um carro vermelho do Corpo de Bombeiros que utilizava tração animal. Destaque também para o escafandro usado durante as décadas de 50, 60 e 70 do século passado e um extintor de incêndio de metal.

O museu tem ainda em seu acervo fotos históricas que marcaram a história da capital paulista, como os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida. Possui um espaço lúdico para crianças e adultos com réplicas de caminhões e de automóveis de todo o mundo. O visitante também pode ver quepes, capacetes e insígnias de alguns corpos de bombeiros, como o de Nova York. Além disso, o púbico também poderá acompanhar uma sessão de cinema com as imagens de bombeiros do início do século passado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.