Piauí registra 102 focos de incêndio em apenas dois dias
Nos dois primeiros dias de outubro foram registrados 102 focos de incêndio no Piauí, segundo dados do programa de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os municípios de Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Gilbués foram os campeões em queimadas no estado, conforme alertou o Ibama.
A Eletrobras Distribuição Piauí afirma que as condições climáticas somadas ao uso do fogo se tornam uma ameaça ao fornecimento de energia elétrica. Isso porque o fogo, quando próximo às redes de distribuição, danifica os cabos e estruturas, aumentando o risco de curtos-circuitos e, consequentemente, a interrupção do fornecimento do serviço, sem falar nos possíveis danos à segurança e a saúde de quem vive nestas áreas.
Por conta disso, a Eletrobras Distribuição Piauí alerta que os consumidores não façam queimadas nas imediações de postes, antenas, subestações ou quaisquer outras instalações elétricas. Recomenda ainda que, no campo, os produtores abandonem essa prática arriscada que empobrece o solo e optem por técnicas mais sustentáveis no manejo das pastagens e, que na cidade, os moradores não usem do fogo para “limpar” lixões e terrenos baldios.
Fonte: Portal AZ