Lei Agosto Cinza: um mês dedicado à prevenção e combate a incêndios no Paraná
No Paraná, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) é autor da lei 21.013, conhecida como “Agosto Cinza”, que foi sancionada em abril de 2022 pelo governador Ratinho Junior, com propósito fundamental de promover um mês dedicado inteiramente à reflexão e à promoção de eventos voltados à prevenção e ao combate a incêndios. Para marcar a iniciativa foi realizada, no dia 3 de agosto, uma Sessão Alusiva de abertura do “Agosto Cinza” na Câmara Municipal de Londrina. Na ocasião, foram homenageadas as pessoas que atuaram no combate ao incêndio da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) ocorrido no dia 15 de novembro de 2021.
O nome “Agosto Cinza” foi escolhido de forma simbólica, ressaltando a cor característica da fumaça e das chamas que tanto marcam essas situações de emergência.
Os registros do Corpo de Bombeiros revelam um dado alarmante: o terceiro trimestre do ano é o período em que mais se concentram os incêndios no Paraná. Mais da metade das situações de incêndio ambiental ocorrem nos meses de julho, agosto e setembro.
Lei Agosto Cinza
O deputado Cobra Repórter destaca que o “Agosto Cinza” surgiu como uma iniciativa crucial para conscientizar a população sobre a prevenção de incêndios e evitar tragédias como a ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, além dos acidentes domésticos que infelizmente ainda levam centenas de pessoas para as alas de queimados dos hospitais todos os anos.
“A conscientização e a prevenção são peças-chave para reduzir os índices alarmantes de incêndios no Paraná. Através do “Agosto Cinza”, busca-se fortalecer a cultura de segurança contra incêndios, envolvendo a sociedade civil, instituições, empresas e poder público. Ao longo do ano de 2022, os bombeiros atenderam a 11.800 situações de incêndio no estado, evidenciando que o tema precisa de atenção contínua e medidas efetivas”, destacou o deputado Cobra Repórter.
Políticas públicas
Um dos principais entusiastas da lei é o presidente da Associação Focolondrina e diretor de Prevenção e Combate a Incêndios da Associação Nacional de Proteção das Associações e Cooperativas do Brasil, Celso Melchiades.
Há uma década, ele e as associações sob sua coordenação vêm trabalhando incansavelmente pela implementação de políticas públicas de prevenção de incêndios no Paraná. Essa união de esforços resultou na proposta da lei que criou o “Agosto Cinza’, tornando-se uma importante aliada na luta contra os incêndios no estado.
“Com ações pontuais e uma maior conscientização, espera-se que o “Agosto Cinza” se torne uma eficaz ferramenta de prevenção e combate a incêndios, contribuindo para que famílias, comunidades e estabelecimentos estejam mais protegidos e preparados diante de situações de emergência. A tragédia da boate Kiss deve permanecer como um lembrete constante da importância de preservar vidas e garantir a segurança de todos”, afirmou o deputado.
Foto: Reprodução