Inteligência Artificial se torna aliada no combate aos incêndios florestais nos Estados Unidos

0

A inteligência artificial é a nova aliada nas tentativas de mitigar os incêndios florestais nos Estados Unidos, que já causaram mais de US$ 20 bilhões de prejuízos apenas na região oeste do país. A tecnologia, que já está sendo utilizada em testes e simulações de incêndios pelo Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos EUA e da Divisão de Prevenção e Controle de Incêndios do Colorado, apresenta bons resultados até o momento.

Para prever o caminho de um incêndio florestal com maior precisão, o sistema analisa dados de topografia, direção e velocidade do vento, o combustível e a detecção em tempo real do fogo. Todas essas informações foram usadas para treinar o algoritmo desenvolvido pela Nvidea, em parceria com a Lockheed Martin, empresa aeroespacial, que está construindo, no Vale do Silício, o primeiro laboratório centrado em IA do mundo e dedicado a prever e responder aos incêndios florestais.

O laboratório combina os softwares de detecção em tempo real com as capacidades de inteligência artificial e, a partir daí, o mecanismo é capaz de processar a magnitude de um incêndio e prever o seu progresso. Essa junção de tecnologias tem o potencial de ajudar as tripulações a responder de forma mais rápida e eficaz aos incêndios florestais, ao mesmo tempo em que reduz o risco para bombeiros e residentes.

Além disso, a ferramenta também poderá ser integrada às aeronaves de combate ao fogo. O sistema deve começar a ser usado em breve em pequenas comunidades americanas, mas tem potencial para uso global.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2022. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link