NBR 16981 amplia critérios para proteção de depósitos, apontam especialistas

0

Webinar discute nova norma para proteção de armazéns com sprinklers

No final de julho, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 16981, que trata da proteção contra incêndios, em áreas de armazenamento em geral, por meio de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos. Para falar dos pontos da nova regulamentação e esclarecer dúvidas, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB) realizou um webinar no dia 26 de outubro.

“Tínhamos a NBR 13792, que já estava obsoleta e não tratava da grande parte dos depósitos ou das condições de armazenagem que existem no Brasil”, afirmou Marcelo Lima, diretor-geral do ISB, durante o evento. Segundo ele, a NBR 16981 é aplicável a mercadorias com diferentes classificações de risco, entre eles pneus, bobinas de não tecido, papéis e aparas, fardos de algodão e paletes descarregados. Produtos não contemplados pela nova norma, como lonas e líquidos inflamáveis, devem obedecer a outras regras vigentes.

O seminário online abordou ainda questões técnicas acerca da instalação dos sistemas de sprinklers em depósitos e galpões, a exemplo de como executar projetos para variadas alturas e inclinações do telhado das construções.

O webinar do ISB sobre a NBR 16981 pode ser assistido na íntegra no YouTube

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2022. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link