Corpo de Bombeiros alerta para uso de álcool em residências
O álcool tem sido amplamente utilizado dentro das casas como opção de higiene contra o novo coronavírus (Covid-19). O Corpo de Bombeiros de Sergipe, no entanto, alerta para os riscos da prática. “No ambiente familiar, o uso de água e sabão é suficiente para uma limpeza eficaz, sem oferecer riscos. O álcool é uma substância altamente inflamável, que requer cuidados para evitar acidentes graves, como o que aconteceu em Pernambuco [quando uma mulher havia passado álcool nos braços, se esqueceu e acabou acendendo um cigarro e provocando um incêndio e morrendo]”, afirmou o tenente Fabiano Queiroz, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
Segundo o bombeiro, o uso de álcool, além dos riscos de acidentes, pode remover a camada protetora da pele. “Ele age nas proteínas da bactéria, mas também nas proteínas da pele. Se realmente for necessário, é recomendado o uso de uma quantidade do tamanho de uma ervilha na palma da mão, espalhando uniformemente. Indicamos que deixe para fazer o uso quando estiver num local onde não há possibilidade de lavar as mãos”.
Ele alerta, ainda, que o álcool líquido, além do alto poder de inflamabilidade, tem maior risco de derramar e de ser ingerido, especialmente por crianças. “A forma em gel evita que grande parte do produto seja derramado, evitando que grandes áreas do corpo sejam queimadas em caso de acidente”, explicou.