Tecnologias auxiliam CESP na prevenção e combate a incêndios florestais
Com a chegada do período de estiagem, a CESP – Companhia Energética de São Paulo, intensificou as ações de prevenção e combate a focos de incêndios florestais nas regiões de influência da UHE Porto Primavera.
A companhia conta com a utilização de drone dotado de sensor térmico e aplicativos que indicam focos de incêndio em tempo real e tem investido também em equipamentos de comunicação da Brigada Florestal e para melhorar a mobilidade em áreas de difícil acesso em casos de focos incêndios florestais.
Segundo André Rocha, gerente de Sustentabilidade da CESP, esta época do ano traz uma combinação perigosa, de baixa umidade do ar e ventos, o que potencializa muito o surgimento e a rápida propagação de incêndios florestais. “Por isso, as ações de prevenção a incêndio, que são permanentes em nossa unidade, são intensificadas nesta época do ano. A conservação da biodiversidade faz parte dos valores da companhia. São inúmeras ações de restauração de áreas de preservação e proteção de nossas reservas e a prevenção de incêndios faz parte deste trabalho. As nossas reservas e áreas de preservação são o nosso maior Legado e, por isso, estamos constantemente traçando novas estratégias para protegê-las”, destaca.
Tempo de resposta
O drone, explica o gestor, é utilizado tanto na identificação de focos de incêndio como na segurança dos brigadistas e resgate de animais silvestres do fogo.
Paralelamente, a companhia também investiu em equipamentos de comunicação por rádio para brigadistas e na aquisição de duas bombas d’água que serão instaladas em veículos de menor porte (caminhonetes) para agilizar o tempo de resposta em áreas de difícil acesso.
Além disso, em maio deste ano, a Brigada Florestal da companhia participou de um treinamento de combate a incêndios.
O curso foi ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Reber Coutinho Capilé, convidado para o treinamento devido à vasta experiência em ações de combate a incêndios florestais no Parque Ivinhema e Pantanal.
A iniciativa contou com a participação, além dos brigadistas, de dois prestadores de serviço da companhia, e com uma simulação de princípio de incêndio em uma área da companhia, devidamente preparada para a atividade.
Fabiana Morais Maricate, engenheira de Segurança do Trabalho da companhia, explica que, atualmente, a empresa tem, em Porto Primavera, duas brigadas com atuações diferentes: a Brigada Florestal, dedicada aos incêndios em matas e temos a de Emergência, dedicada aos possíveis cenários internos da usina. “Neste ano, integramos profissionais de áreas de apoio adicionais, o que trará maior sinergia nos atendimentos e o nosso objetivo é incluir esses treinamentos em nosso calendário anual. Mas, é importante destacar que a maior arma contra os incêndios florestais é a prevenção. Hoje, sabemos que a maioria dos focos de incêndio são causados por ação humana, em muitos casos não intencional. Por isso, também estamos lançando uma campanha de conscientização nas comunidades do entorno da nossa unidade”, reforça.
Maricate esclarece que, além dos novos investimentos, a companhia conta, quando necessário, com o apoio de aeronaves de combate a incêndios florestais para áreas de difícil acesso.
Campanha
Durante os meses mais críticos da estiagem, a CESP irá divulgar por meio das redes sociais e do seu canal de comunicação com a comunidade pelo WhatsApp, o Diálogo Aberto, materiais com orientações de como evitar incêndios florestais, as principais causas, os riscos que estes incêndios podem gerar e o que fazer em caso de incêndio.
O objetivo, completa o gerente de Sustentabilidade, é sensibilizar a população, incluindo as comunidades ribeirinhas e rurais, sobre a gravidade dos incêndios florestais e para que ela possa auxiliar a companhia na prevenção e monitoramento dos focos de incêndio, por meio da mudança de hábitos e alertando as autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros local, caso identifique qualquer foco de incêndio.
O canal Diálogo Aberto da CESP opera de segunda a sexta, das 8h às 17h (horário de Brasília), pelo telefone: 11 93032-6699