Tecnologia para mapear incêndio é usada para combater dengue em GO
Em Goiás, um programa de monitoramento de incêndios florestais foi adaptado para combater a dengue. Graças a ferramenta, a Secretaria de Saúde consegue registrar, quadra a quadra, os focos de mosquito em todos os municípios do estado. A planilha com os dados dos municípios segue direto para o posto de Comando dos Bombeiros. São 40 postos espalhados pelo estado.
Além da capital, os outros 245 municípios goianos também estão sendo mapeados. Os dados são transmitidos instantaneamente para uma central de gerenciamento de crises.
A tecnologia já é usada há mais de 40 anos nos Estados Unidos para mapear incêndios florestais. No Brasil também vem sendo usada pelos Bombeiros para a finalidade. Em Goiás, foi feita uma pequena adaptação.
“Até agora não gastamos nenhum centavo, apenas adequamos uma ferramenta que já utilizávamos nos incêndios florestais para este novo tipo de operação”, fala o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Lira.
Antes as informações sobre a infestação demoravam mais de um mês para chegar do interior. Agora é tudo em tempo real. As cores mostram como está o trabalho. Verde é a quadra onde os agentes vistoriaram todos os imóveis e não havia nenhuma larva; vermelho é onde tinha foco e foi feito o combate e o amarelo são as casas fechadas: a grande preocupação.
“Vamos buscar cada lugar, cada quarteirão amarelo que tem no estado de Goiás”, explica o supervisor de Vigilância em Saúde de Goiás, Cecília Brito.
Monitoramento
Desde dezembro de 2015, o Conecta SUS, Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde de Goiás, coordena o trabalho de mapeamento de focos de dengue em todos os 246 municípios do estado. O nome do programa utilizado é ArqGis. Com ele, os Bombeiros conseguem cruzar dos dados de satélite recebidos do INPE e identificam focos de incêndios florestais em todo estado de Goiás.
Hoje o governo de Goiás gasta R$ 18 mil por ano para utilizar o software tanto para monitorar incêndios quanto para monitorar os focos de dengue. O programa foi adaptado, sem custos, para mapear os focos de Aedes aegypti. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Conecta SUS, pelo telefone: (62) 3201-3780.
[…] https://revistaincendio.com.br/tecnologia-para-mapear-incendio-e-usada-para-combater-dengue-em-go/. […]