Sistema de monitoramento de incêndio florestal

0

No Pará, áreas com maior intensidade de focos de calor ou tentativas de incêndios florestais serão monitoradas pelo Sistema de Monitoramento de Incêndio Florestal (SMI-Florestal), programa implantado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O sistema  fornecerá registros baseados na captura de dados enviados a cada quatro horas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e avaliados em laboratório.

De acordo com o diretor de geotecnologias da Semas, Vicente Sousa, o SMI-Florestal vai possibilitar o monitoramento de incêndios florestais que ocorrem principalmente no período conhecido como Verão Amazônico, época na qual a ocorrência de chuvas é menor.

A Semas também vai utilizar os dados de climatologia, produzidos pela Diretoria de Hidrologia e Meteorologia, para identificar os municípios inseridos nas faixas geradas pelo mapeamento de clima. Isso vai nos permitir identificar onde há maior escassez de chuva e, com isso, maiores riscos incêndios. Com isso, será possível prever, quase em tempo real, a ocorrência desses sinistros.

O objetivo do SMI é facilitar a prevenção e combate a incêndios, além de manter a população informada.

Fonte: Portal Amazonia

Leave A Reply

Your email address will not be published.