São Paulo registra 100 incêndios em favelas este ano
A cidade de São Paulo já soma 100 casos de incêndio em favelas este ano, segundo levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros. O número se aproxima do total registrado em 2015, quando houve 136 casos. Só esta semana foram dois incêndios: na Favela Alba, no dia 25 de julho, que resultou na morte de um menino de 11 anos; e na favela do Grajaú, no dia 26 de julho, sem registro de vítimas. Foi o 100º incêndio em favelas no ano e o sétimo no mês de julho.
Segundo o capitão Palumbo, porta-voz dos bombeiros de São Paulo, a região com maior número de registros foi a Zona Norte, com 32 casos de incêndio, seguida pela Zona Sul, com 30. A preocupação com os incêndios fica ainda maior com o tempo seco, segundo Palumbo, que predomina nesta época do ano, entre abril e julho, que é o período de estiagem. Nas ocorrências registradas em favelas, o fogo se espalha com facilidade por causa das condições precárias de moradia.
Chama Segura
Segundo Palumbo, a campanha Chama Segura, que dissemina a cultura de prevenção em comunidades carentes, distribuiu 10 mil kits de instalação de gás de cozinha, contendo válvula, regulador de pressão e abraçadeiras.
No programa, os bombeiros instruem a população sobre a maneira correta de acondicionar, instalar e manusear o botijão de gás e, assim, evitar acidentes.
Com informações do G1 e IG