Santa Catarina tem aumento de 400% de incêndios em vegetação em 2020

0

Fonte: NSC Total (Renato Igor)

Santa Catarina registrou um aumento de 408% nos casos de incêndios florestais em 2020. Do início do ano até o dia 26 de maio, 3.671 ocorrências foram computadas pelos Bombeiros. No mesmo período do ano passado, aconteceram 899 casos . Em 2020, foram 729 incêndios na Grande Florianópolis, sendo 291 somente em Florianópolis.

Foto: Bombeiros/ Divulgação

Segundo o Comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros em Florianópolis, Coronel Diogo Bahia Losso, 99% deles são causados pela ação humana. “Não podemos dizer se é intencional ou acidental, pois há a dificuldade do flagrante. Acredito que a maioria seja acidental. São casos de limpeza de terreno, fogo em lixo, galhos e folhas, por exemplo”, explica.

O problema é que, além do dano ecológico, há risco para famílias que moram próximas ao local. Somente em Florianópolis, são 20 registros na média por dia nas últimas semanas.

A situação é agravada pela estiagem, o clima seco e a falta de chuva.

O coronel Losso explica que um dos maiores prejuízos à sociedade é que a mobilização necessária das equipes para combater às chamas acaba atrapalhando no atendimento de outras ocorrências.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.