Risco de incêndios dentro de casa é maior na cozinha, dizem bombeiros
Ter atenção em todos os cômodos da casa é importante, mas a maioria das ocorrências de incêndios dentro das residências acontece na cozinha, onde estão os materiais mais perigosos. Esquecer a panela no fogo e o vazamento de gás estão entre as principais causas registradas nas casas e edifícios de Juiz de Fora, segundo o Corpo de Bombeiros.
No ano passado, os bombeiros registraram 32 vazamentos de gás em residências, 105 ocorrências de incêndio em residências e nove em edifícios. A tenente do Corpo de Bombeiros, Priscila Adonay, explica que é preciso ter atenção a qualquer tipo de produto inflamável dentro de casa.
“Não necessariamente só a utilização do fogo, mas a própria concentração de um material combustível no ar já é o suficiente para que, incidindo qualquer faísca, possa se tornar um ambiente explosivo”, disse a tenente.
A tatuadora Jocileia Concolato teve um descuido com a panela que mudou toda a sua rotina. “Eu fui trabalhar por volta de umas 9h30 e às 14h meu filho veio almoçar. Quando ele chegou a fumaça já estava na rua, saindo pelos quartos. Desde então, quando eu acabo de cozinhar, a primeira coisa que faço é fechar o registro do gás”, contou.
Na dia 22 de fevereiro um apartamento pegou fogo na Rua Espírito Santo, no Centro de Juiz de Fora. As chamas foram controladas e ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas. Em caso de incêndios, os moradores devem imediatamente acionar os bombeiros pelo telefone 193.
Fonte: G1/Juiz de Fora