Paraná: Simulações de incêndio preparam crianças

1
São 84 escolas e 43 Cmeis, totalizando mais de 33 mil alunos preparados para agir de maneira segura em uma situação de incêndio
Todas as escolas possuem rotas de fuga definidas e as crianças já sabem qual é o ponto seguro para onde devem se deslocar. (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa-PR)

Para manter a eficiência das estratégias de fuga e procedimentos em casos de incêndio, o projeto “Segurança e Prevenção nas Unidades Escolares – Brigada de Incêndio”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, (SME), realiza periodicamente simulações de incêndio em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Ponta Grossa. São 84 escolas e 43 Cmeis, totalizando mais de 33 mil alunos preparados para agir de maneira segura em uma situação de incêndio. Já chega a 95% o índice de funcionários da SME formados como brigadistas, capacitados para atuar nessa área de segurança e prevenção no ambiente escolar. A proposta é conseguir chegar a 100% ainda este ano.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Educação desde 2013, após a Norma de Procedimento Técnico (NPT) 017 do Corpo de Bombeiros. As atividades do programa incluíram ainda a adequação dos projetos de prevenção de Incêndio, a compra de 4.200 placas de sinalização de emergência, recarga dos extintores, formação para os funcionários sobre o uso correto dos equipamentos de proteção, e implantação das Brigadas de Incêndio em todas as escolas e dependências administrativas da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Todas as escolas possuem rotas de fuga definidas e as crianças já sabem qual é o ponto seguro para onde devem se deslocar. Durante a simulação, todos ouvem atentamente a orientação dos professores, que realizam a contagem dos alunos no local para garantir que todos estejam em segurança. Serventes, merendeiras e zeladoras também se mobilizam na simulação. Cada um tem uma tarefa a cumprir e levam isso muito a sério. Na simulação realizada na Escola Municipal Coronel Cláudio, na manhã de hoje, mais de 70 alunos, com professoras e equipe escolar, foi preciso menos de três minutos para que todos estivessem em seus lugares, na área externa do prédio.

“O fogo não tem dia e não tem hora para acontecer. Crianças e adultos não preparados têm tendência de serem impulsivas. Por isso, realizamos essas simulações periodicamente duas vezes por mês, em todas as escolas, para que elas tenha essa continuidade e até levem os ensinamentos para o futuro, em casa ou outros ambientes. A cada simulação vamos aperfeiçoando as estratégias. Hoje temos algo mais organizado, as crianças já saem em ordem e silêncio. Em alguns Cmeis, as crianças saem até cantando, para não ficarem em pânico e conseguirmos tirá-las do local de perigo em segurança”, avaliou o Técnico de Segurança do Trabalho e coordenador do projeto, Francisco Barros.

O projeto “Segurança e Prevenção nas Unidades Escolares – Brigadas de Incêndio” da Prefeitura de Ponta Grossa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), foi reconhecido este ano como um dos melhores do estado pelo prêmio Gestor Público Paraná 2014.

 

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa (PR)
1 Comentário
  1. Francisco Barros diz

    Gostaria de conhecer mais sobre essa revista.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2022. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link