Mudanças nas normas regulamentadoras é tema de webinar do SESI-SP

0

Seminário gratuito explica as alterações nas NRs 1 e 7 e como será o impacto para as empresas 

No próximo dia 10 de novembro, o perfil do SESI-SP no Youtube fará a transmissão de um seminário que tem como objetivo explicar as mudanças na legislação trabalhista referente às Normas Regulamentadoras (NRs) 1 e 7. O evento explicará de que forma as alterações nessas NRs impactam na rotina das empresas e como as equipes devem se preparar para uma transição correta e sem implicações legais para a gestão.

Para auxiliar com as explicações, o SESI-SP convidou para palestrar profissionais em SST. Participam do encontro Migliane Réus de Mello, especialista em desenvolvimento industrial, e Claudio Patrus de Campos Bello, médico especialista, ambos do Departamento Nacional do SESI. Eles ministrarão, em conjunto, a palestra “Gestão de Saúde e Segurança na visão dos novos textos das NRs 01 e 07”.

Outro participante confirmado é Marcelo Garcia Rosa, engenheiro de segurança do trabalho e coordenador de operações estratégias de segurança e saúde do trabalho no SESI-SP. Ele falará sobre “O olhar das empresas para as novas mudanças nas Normas Regulamentadoras”. A mediação do evento será de José de Assis Pires de Miranda Junior, médico coordenador do SESI-SP.

Sobre as NRS

As normas regulamentadoras tratam de direitos e deveres que as empresas precisam cumprir para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, de modo a evitar doenças e acidentes ocupacionais. Ao todo, são 37 NRs que são analisadas e atualizadas para que estejam alinhadas a uma gestão moderna e compatível com a realidade dos brasileiros e também de práticas internacionais. As recentes alterações foram realizadas em evento da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), modelo preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O principal ajuste na NR-1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) diz respeito sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que é uma metodologia baseada em gestão harmonizado com a norma ISO 45001 (Sistema de gestão da Saúde e Segurança Ocupacional). A alteração prevê a elaboração de um Programa de Gerenciamento de Risco nas empresas substituindo o programa de prevenção de riscos ambientais da NR-09 e outros programas de avaliação e gerenciamento de riscos ocupacionais. Já a mudança da NR-07 (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) teve como objetivo trazer novos requisitos de gestão de saúde ocupacional, harmonizado com a nova NR-01.

Webinar SESI-SP – Mudanças nas normas regulamentadoras 01 e 07: saiba como preparar sua empresa

Data: 10/11
Horário: 10h
Inscrição: gratuita pelo link AQUI
Acesso em www.youtube.com/sesisp

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.