Médico tira dinheiro do bolso para montar brigada de incêndio no PR

0

Um médico de Paulo Frontin, na região sul do Paraná, tirou dinheiro do próprio bolso para montar uma brigada de incêndio na cidade. Com 7 mil habitantes, o município não tem Corpo de Bombeiros – o mais próximo fica a 41 quilômetros. Além dos equipamentos, Mário Mallmann também comprou roupas que protegem contra o fogo e dois caminhões-pipa.

Hoje, 25 voluntários participam da brigada de incêndio. “A Constituição Federal diz que a segurança pública é um dever de todos e obrigação do Estado. Entramos na parte que é um dever de todos. Queremos colaborar, fazendo o combate inicial até que a chegada do bombeiro, que é o responsável pelo combate efetivo ao incêndio”, explica Mário.

Antes da brigada
Em Paulo Frontin, São Pedro tem vários devotos. Antes da brigada de incêndio, quando aparecia algum sinal de fogo, era para o santo que os moradores pediam ajuda para combater as chamas.

“É para São Pedro que a gente apelava porque os bombeiros demoravam muito para chegar”, conta a moradora Luci de França. O morador Dinir Schipinski concorda. “Até eles chegarem, não havia chance para mais nada”, lembra. “A gente acabava ficando na mão, não tinha como ficar guardado neste sentido”, relata outra moradora, Michelle Botuk.

Foi, então, que o médico teve a ideia de, além de cuidar da saúde da população, também colaborar com a segurança dos moradores.

Depois da brigada
Após comprados os equipamentos, as roupas e os caminhões, os brigadistas fizeram um curso de combate a incêndio com voluntários do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Em quatro meses, o grupo já ajudou a apagar três incêndios.

O maior, até agora, foi em um galpão na área da cidade. A ajuda dos brigadistas foi o que livrou o fumicultor Claudenir Knop de perder todo o material que tinha no barracão. “Acho que o incêndio seria bem maior, ia queimar tudo”, lembra Claudenir.

Os chamados são feitos no hospital da cidade, 24 horas por dia. Um descanso para São Pedro, que, agora, pode mandar sol sem preocupação. “Nós nos sentimos muito orgulhosos de poder colocar o serviço à disposição da comunidade”, afirma a brigadista Lorena Soares.

Fonte: G1 PR, com informações da RPC Ponta Grossa

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link