Mais de 300 incêndios ambientais urbanos foram registrados no Acre nos primeiros 15 dias de julho

0
Fonte: G1

Os moradores do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, no Segundo Distrito de Rio Branco, ficaram assustados com um incêndio de grandes proporções em uma área de mata na noite de sexta-feira (17). Os bombeiros foram acionados duas vezes para o combate. Mais uma ocorrência de queimadas das diversas que o batalhão tem atendido.

Até o dia 15 de julho, já foram registrados 364 incêndios semelhantes como este no estado. O número é 101% maior do dado registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 181 incêndios ambientais urbanos. As informações são do Corpo de Bombeiros do Acre.

Sobre os números gerais de ocorrências atendidas entre janeiro até o último dia 15, o major Cláudio Falcão, da assessoria dos bombeiros, explicou que já mais de 2 mil incêndios contabilizados.

Em 2019, o número era 1.003 mil. “Ultrapassamos em 100% de aumento nos incêndios ambientais em 2020 até 15 de julho”, complementou.

Falcão relembrou também que os órgãos de prevenção e combate estão empenhados para evitar os casos e conscientizar a população. Segundo ele, 99% dos incêndios são intencionais e por vandalismos.

“É quase recorrente que os bombeiros atendam a ocorrência mais de uma vez no mesmo dia ou em dia alternado, mas também ocorre. Ressalto o esforço de todos os órgãos, Batalhão Ambiental, bombeiros e os demais de fiscalização e controle no combate e mesmo assim temos uma situação bastante grande e extensa em incêndios ambientais urbanos”, destacou.

Ocorrências

Sobre a ocorrência no conjunto habitacional, Falcão revelou que a região do 2º Distrito de Rio Branco é contemplada por áreas com muita vegetação, o que facilita os incêndios ambientais.

“É difícil a gente identificar um incêndio ambiental especifico porque naquela região do 2º Distrito onde pega Cidade do Povo, Rosalinda, Santa Inês e outros bairros adjacentes são bem servidos em incêndios por ter área de vegetação grandes. O que chama a atenção é que esse incêndio ambiental na Cidade do Povo tínhamos ido mais cedo, onde foi combatido e, na ausência dos bombeiros, depois da ocorrência atendida voltou a acontecer”, afirmou.

Na manhã deste sábado (18), um incêndio ambiental foi registrado em uma vegetação na Avenida Ceará.

Leave A Reply

Your email address will not be published.