Lei Geral do Licenciamento Ambiental pode multiplicar queimadas no Centro-Oeste e no Norte
Em tramitação no Senado, o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL nº 2.159/2021) pode multiplicar o desmatamento e os focos de incêndio no Centro-Oeste e no Norte do Brasil, de acordo com duas notas técnicas elaboradas pelo Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
As entidades utilizaram modelos matemáticos para calcular, por exemplo, um desmatamento potencial de mais de 53 mil km² relacionado ao projeto da Ferrogrão, ferrovia que deve ligar municípios produtores de soja a partir de Sinop (MT) até a região portuária de Mirituba (PA). Estimativas relacionadas a outras obras já planejadas, como a BR-319, também constam nas notas técnicas.
O PL nº 2.159/2021 estabelece em seu artigo 13, aprovado pela Câmara dos Deputados em maio, a vedação expressa a condicionantes para a emissão de licenças ambientais, a exemplo de medidas de prevenção, mitigação e compensação de impactos a áreas preservadas.
O temor dos analistas é de que áreas de florestas e savana sejam convertidas sem critérios para o uso agrícola, especialmente o cultivo de soja.
Informações sobre o PL podem ser obtidas aqui.