ICMBio destaca mais brigadistas para a Serra da Canastra

0
As evidências apontam que os incêndios sejam criminosos (foto: Divulgação/ICMBio)

O incêndio que afeta o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, continua a ser combatido por brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

No dia 8 de agosto, nove brigadistas da Floresta Nacional de Ipanema (SP) e três do grupo Prevfogo do Ibama foram deslocados para auxiliar no combate ao incêndio.

O coordenador de emergências ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, também se unirá à equipe ainda nesta segunda.

Até o momento, três focos de incêndio atingem a unidade de conservação. O primeiro começou no dia 5 de agosto e os outros dois no fim de semana. Uma frente do fogo se expandiu em direção à formação do Rio Santo Antônio, enquanto na região do Chapadão da Canastra, as chamas foram controladas.

O ICMBio conta, ainda, com o apoio do Corpo de Bombeiros de Uberaba (MG) e com o Gat (Grupo Ambientalista do Torto), formado por brigadistas voluntários. Além disso, o instituto contratou dois aviões air tractor (que lançam água sobre a vegetação em chamas) para reforçar o combate.

Já o Governo do Estado de Minas Gerais cedeu um helicóptero, que tem ajudado no transporte de tropas e na avaliação do incêndio para a elaboração de estratégias de combate.

As evidências apontam que os incêndios sejam criminosos. O tempo seco e os ventos fortes, muito comuns nesse período na região, têm ajudado a propagar as chamas na vegetação.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2022. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link