Embraer anuncia protótipo do avião Ipanema 203 para combate a incêndios florestais

0

Os aviões agrícolas têm sido amplamente utilizados no combate a incêndios florestais no Brasil e ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, em 2019, empresas aeroagrícolas voaram pelo menos 350 horas contra incêndios em todo país, e mais de 1,8 mil lançamentos de água contra as chamas. Entre as aeronaves que fazem parte da frota brasileira, está o modelo Ipanema desenvolvido pela Embraer, considerado um dos aviões mais versáteis, com manutenção simples e o único do mundo vendido em série que aceita biocombustível.

De acordo com matéria publicada no portal IG, a Embraer anunciou o primeiro protótipo com tecnologia de propulsão 100% elétrica. O projeto tem um acordo de cooperação científica e tecnológica com a multinacional brasileira Weg, que está desenvolvendo o motor e o inversor do avião. O protótipo do modelo Ipanema 203 utilizado como plataforma de testes, já está em desenvolvimento e tem o primeiro voo previsto para 2021.

O Ipanema 203 ganhou dois metros a mais de envergadura, cobrindo uma área de 18 m², e um tanque com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite que a aeronave pulverize uma área 20% maior.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.