Chuvas aumentam o risco de incêndios veiculares

0

Boa parte do Brasil já está na estação mais chuvosa do ano. Para os motoristas, ela não representa apenas maior risco de problemas do contato dos veículos com a água, como alagamentos internos e o temido calço hidráulico. Fazer o carro enfrentar chuvas intensas também aumenta as chances de incêndios.

Conforme alerta uma reportagem do portal UOL, materiais inflamáveis como folhas e papéis podem ser arrastados por enxurradas e ficarem presas sob o assoalho dos automóveis. Se não forem removidos, esses detritos, após secar, podem entrar em combustão quando os motoristas dão a partida nos carros.

Isso ocorre porque o motor e outros componentes da parte inferior dos automóveis, após o acionamento, alcançam rapidamente grandes temperaturas. O catalisador, por exemplo, trabalha sob uma condição térmica de até 800º C.

O risco de incêndios em automóveis com as chuvas também é ampliado caso a água atinja componentes do sistema elétrico e provoque um curto-circuito. Os motoristas devem ficar atentos. Além de alertas de anomalias nos painéis, o cheiro de queimado pode ser um indício de curtos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.