Dispositivo vai monitorar focos de queimadas no Pantanal em tempo real
A Associação Mato-grossense de Educação Ambiental (AMEA), no município de Sinop, desenvolveu o dispositivo Antiqueimadas para a monitoração de focos de incêndio no Pantanal em tempo real. O projeto prevê a instalação de 20 sensores e está orçado em mais de R$ 3 milhões.
Conhecido como “Radar do Fogo”, o Antiqueimadas possui avançada tecnologia. A torre com inteligência artificial monitora a temperatura do ar, umidade, ocorrência de chuva, pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento. Os dados são encaminhados para as centrais de órgãos do meio ambiente, além de aplicativo no celular de qualquer cidadão e possibilita tempo resposta de combate mais rápido do Corpo de Bombeiros. O aparelho foi desenvolvido pelo físico Arquimedes Luciano.
Em entrevista ao portal Só Notícias, a presidente AMEA, Agneia Siqueira explicou que para desenvolver o projeto foi necessário criar uma tecnologia inédita, com sensores capazes de informar aos bombeiros ou aos interessados os locais exatos de possibilidade de focos de incêndio. “Esse dispositivo é diferente do que os bombeiros já têm. Ele capta fogo subterrâneo, que é uma novidade, os bombeiros não têm um aparelho que faça esse trabalho, além de imagem em tempo real”.