Podcast sobre Operação Corta-Fogo mostra trabalho conjunto para combater incêndios florestais

0

O trabalho da Operação Corta-Fogo na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado de São Paulo é tema do terceiro episódio do podcast “Ambiente-se”, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). O conteúdo aborda as formas de atuação de cada órgão envolvido no programa como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar Ambiental e a Fundação Florestal que dividem as ações durante todo ano e, principalmente no inverno, no período mais seco, quando as ocorrências aumentam.

Chamado de Operação Corta-Fogo, o sistema é composto por diversos órgãos e desenvolve uma série de atividades de forma permanente, de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige, dentro de um cronograma ao longo do ano. Só em 2020, por exemplo, foram registrados 269 focos de incêndio em mais de 21 mil hectares de mata. Entre as causas identificadas para esses desastres ambientais estão a queima de lixo, vandalismo e a soltura de balões, entre outras ações, inclusive as classificadas como crime ambiental.

Com o objetivo de disseminar informações sobre iniciativas de sucesso e estimular ainda mais a população para as melhores práticas no que diz respeito ao Meio Ambiente, a série de podcast da SIMA mostra os principais projetos ambientais de São Paulo. Esse episódio está disponível nas principais plataformas de distribuição e também no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Ao todo serão 10 capítulos em formato de reportagens especiais que estão sendo lançados ao longo de 2021 com entrevistas e informações sobre ações ambientais no Estado de São Paulo. Já foram lançados episódios sobre o programa Sistemas Agroflorestais e o projeto Nascentes.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.