Cresce número de incêndios em Fortaleza
No mês de janeiro, foram registrados 125 incêndios em edificações em Fortaleza e na Região Metropolitana. A média diária é de aproximadamente quatro casos e o número é maior do que o total registrado em dezembro de 2014, de 119 ocorrências. Durante o período chuvoso, o contato da umidade oriunda de infiltrações ou vazamentos com a fiação elétrica exposta aumenta o risco de acidentes.
De acordo com o coronel Ricardo Rodrigues, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), bairros com maior concentração de edificações, como Centro, Aldeota, Meireles e Guararapes, apresentam maiores números de ocorrências. “As edificações industriais geralmente têm equipamentos de prevenção e brigadas de incêndio, o que não se constata nas edificações residenciais”, afirmou o coronel.
Condomínios acima de cinco pavimentos, com presença de elevadores, estão na lista de locais que apresentam maiores riscos. O coronel alertou para a necessidade de as edificações possuírem um plano contra pânico. “Um simples alerta de incêndio pode causar pânico e as pessoas podem ser até pisoteadas”, destacou. O número de ocorrências, conforme ele, só não é maior em virtude das vistorias técnicas realizadas. Em 2014, de acordo com os Bombeiros, foram cerca de 10 mil vistorias.