Comissão Europeia anuncia reforço de meios aéreos para combate a incêndios

0

Em anúncio oficial, a Comissão Europeia comunicou que disponibilizará uma frota de 11 aviões e seis helicópteros, baseados em estados-membros da União Europeia (UE), para combater eventuais incêndios causados em grande escala nesta temporada de verão. A frota ficará estrategicamente posicionada na Croácia, França, Grécia, Itália, Espanha e Suécia e, se necessário, pode ser prontamente destacada em qualquer altura durante a época de incêndios florestais.

Todos os anos, os incêndios florestais representam um risco de catástrofe significativo para toda a Europa. O ano de 2017, por exemplo, foi um dos piores em Portugal, pois os focos de fogo destruíram mais de meio milhão de hectares de terrenos e provocaram a morte de 118 civis e bombeiros. O período em que ocorrem as queimadas é intensa e as áreas propensas a focos de fogo estão se expandindo para o norte. Neste ano, a Comissão pretende realizar o necessário para reduzir o impacto, antes da época de incêndios florestais.

As atuais previsões estimam que o risco de incêndios florestais nesse verão seja superior à média, com temperaturas que deverão ser superiores às atingidas de junho a setembro na região mediterrânica. Além disso, deverá registrar menos precipitação, especialmente na Europa Central e em muitas zonas do Mediterrâneo, o que pode aumentar o risco de queimadas, tanto em áreas propensas, como em novas regiões da Europa.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.