Centro de evento conta com brigada e equipamentos de alarme e combate a incêndio

0

Cuidado envolve também salvamento e evacuação do espaço que reúne milhares de pessoas anualmente

Os grandes centros de eventos, como o São Paulo Expo, o Expo Center Norte e o Anhembi, na cidade de São Paulo, reúnem milhares de pessoas todos os anos em busca de diversão, informações e negócios. Além disso, eventos como salões temáticos, feiras, ou mesmo shows, exigem a montagem de estruturas que envolvem diversos materiais. Para tudo isso, esses locais precisam manter equipes de prevenção e combate a incêndios, além de grupos de salvamento.

Uma preocupação que se justifica. Em 1996, por exemplo, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a estrutura de um dos estandes não resistiu e desabou com cerca de 60 jornalistas que esperavam para o início de uma coletiva. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas. O socorro foi rápido e o atendimento evitou que houvesse algo mais grave.

De acordo com Jurandir Silva, superintendente de operações do São Paulo Expo o trabalho começa antes da entrada ao pavilhão, com manuais e normas de obrigatoriedade de uso de EPIs, a contratação por alguns promotores de técnicos de segurança do trabalho, bem como treinamentos dados pelos sindicatos da categoria. “Nossa maior diferença são os períodos de montagem e desmontagem dos eventos, quando temos uma complexidade muito mais parecida com a construção civil e, durante a realização dos eventos, mais parecida com shoppings”.

Brigada interna

Além de regras para atender toda essa complicada estrutura, Silva afirma que há pessoas preparadas para atender as emergências que possam surgir.  “Temos uma equipe de brigada interna dos funcionários do São Paulo Expo e, durante os eventos, trabalhamos com empresas de brigada, conforme demanda e perfil da análise de risco do evento”, explica. “Além da obrigatoriedade para início de qualquer operação, é necessário ter uma equipe treinada e uma unidade de ambulância”.

Silva lembra também que, além do grupo preparado, todo o Centro de Eventos tem equipamentos para alerta e combate a incêndio. “Contamos com hidrantes, sprinklers, extintores e central de alarmes por infravermelho”.

Leave A Reply

Your email address will not be published.