Chile pede ajuda internacional para combater incêndios florestais
Uma brigada composta por mais de 50 bombeiros portugueses foi enviada ao Chile no final de janeiro para colaborar na luta contra a pior série de incêndios florestais da história do país.
Em nota, o governo português explicou que o envio da equipe de bombeiros foi uma resposta a um pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais apresentado pelas autoridades chilenas.
Entre os países participantes está o Brasil, que enviou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e quase 30 militares para auxiliar no combate ao fogo. Uma aeronave utiliza um sistema chamado Maffs (sigla em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System), composto por cinco tanques de água, e a outra leva materiais de suporte, tais como compressor, piscinas para abastecer a aeronave com água e equipamentos de manutenção.
Aparelho foi alugado por uma fundacao privada para ajudar a combater os maior incendios florestais do pais. Um Boeing 747-400 Super Tanker, o maior aviao cisterna do mundo, chegou hoje ao Chile para ajudar no combate aos maiores fogos florestais de que ha memoria no pais.