Radar de última geração para prevenção de desastres naturais
O Paraná foi escolhido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), para instalar um equipamento de última geração de monitoramento meteorológico e prevenção de desastres naturais.
O Radar Banda X, que deverá ser instalado em julho deste ano em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é um modelo pioneiro no País e fruto de uma parceria entre os governos do Paraná e do Japão, por meio da Jica, que irá disponibilizar o sistema sem custos para o Estado.
O radar é capaz de verificar a proximidade de chuvas críticas com mais qualidade e de forma mais rápida. A proposta é instalar em uma área do Aeroporto Afonso Pena, porque é um local que abrange a região metropolitana e também beneficia o próprio aeroporto nas questões de pouso e decolagem das aeronaves.
A agência de cooperação escolheu o Paraná porque possui uma sistemática compatível com o que é operado no Japão, referência mundial na prevenção de desastres naturais. O Estado terá a concessão de uso do equipamento por dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano.