Home Notícias Terminais do aeroporto de Guarulhos operam sem AVCB
0

Terminais do aeroporto de Guarulhos operam sem AVCB

0
0

Fonte: G1

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, está operando sem Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, o documento do Terminal 1 expirou em abril de 2019 e não foi renovado, assim como o do Terminal 3 que também venceu. Já o AVCB do Terminal 2 nunca foi emitido.

Uma reunião para debater o tema foi realizada nesta terça-feira (22), na Comissão Especial de Inquéritos (CEI) da Câmara Municipal de Guarulhos, que investiga supostas irregularidades cometidas pela GRU Airpoirt, concessionária que administra o aeroporto.

“O único prédio do edifício aeroportuário que possui AVCB é o edifício garagem. Todos os outros terminais do prédio administrativo não possuem AVCB. Vamos fazer uma diligência de vistoria junto com o corpo de bombeiros ao aeroporto”, disse o vereador João Dárcio (PODEMOS), presidente da Comissão Especial de Inquéritos.

Questionada, a Prefeitura de Guarulhos informou que fiscaliza as empresas estabelecidas no aeroporto em relação à licença de atividade econômica, “quanto à estrutura e a operação dos terminais de passageiros, por ser área de segurança e parte dela considerada área internacional, não há um entendimento junto a ANAC de que se trata de competência da administração municipal tal fiscalização”, disse por meio de nota.

Também por meio de nota, a GRU Airport disse que assumiu o aeroporto sem os documentos e “que está realizando as medidas necessárias para emissão dos AVCBs de todos os terminais do aeroporto.”

Disse ainda que “o Terminal 1 passou por vistoria do Corpo de Bombeiros (CB) em abril deste ano. Os apontamentos feitos pela corporação já estão sendo reparados, por meio de um projeto técnico, tão logo os trabalhos sejam concluídos, uma nova vistoria será realizada.”

Ainda de acordo com o documento, “quanto ao Terminal 2, as obras estão previstas para serem concluídas ainda este ano. Após esta finalização, haverá vistoria do Corpo de Bombeiros para emissão do AVCB.”

A GRU Airport afirmou ainda que “em relação ao Terminal 3, a área também passou por recente vistoria do CB e seu auto está em vias de ser renovado. Os serviços solicitados pela corporação serão concluídos nos próximos meses.”

A empresa ainda ressaltou que “possui infraestrutura de combate contra incêndio em bom estado, em todos os terminais, capaz de atender todo o tipo de ocorrência no complexo aeroportuário”.

Segundo a Câmara Municipal de Vereadores de Guarulhos, a reunião realizada nesta terça-feira contou com a presença do major do Corpo de Bombeiros, Adriano Martins. Segundo os vereadores, Martins teria afirmado no encontro que “o Aeroporto é uma edificação tão complexa quanto uma cidade, por isso é feito um esforço para evitar a interrupção das atividades. Entretanto, a segurança é prioridade. Qualquer falha na prevenção pode causar a perda de uma vida.”

Ainda de acordo com a Câmara, “hidrantes sem água e escadas obstruídas são alguns dos problemas verificados durante a vistoria, que analisou a execução das obras com base nos projetos técnicos.”

O Ministério Público Federal (MPF) informou que há um inquérito civil público em andamento que apura a ausência de alvará de licenciamento do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *