Home Notícias Previna-se contra os raios
0

Previna-se contra os raios

0
0

No verão aumenta a intensidade das chuvas e alta frequência da queda de raios é um perigo para a população. Em função disso, o Programa Casa Segura indica procedimentos e atitudes fundamentais para a segurança pessoal e do imóvel nestas situações.

Durante a ocorrência de raios, forma-se uma sobretensão – tensão (“voltagem”) acima do normal, que se propaga pela rede elétrica da rua e pode chegar às residências. Neste cenário, a rede que normalmente funciona em 110 ou 220 volts pode receber uma descarga da ordem de milhares de volts (por exemplo, 5 mil volts ou até mais). É esse pico de energia que pode percorrer a rede elétrica do imóvel e queimar os aparelhos conectados nas tomadas, independentemente de estarem funcionando ou não.

  •  No momento de chuva forte com raios, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.
  • Evite usar o telefone, a TV e a Internet por cabo durante a chuva com raios, uma vez que uma descarga elevada pode também percorrer essas fiações.
  • No caso de chuveiro elétrico, evite tomar banho quando houver chuva com raios, pois caso haja uma sobretensão no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica elevada pode ser transferida para a água, colocando a pessoa em risco de choque elétrico grave. Embora a possibilidade deste tipo de acidente seja remota, não custa nada prevenir.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *