União dos Municípios da Bahia participa de reunião para planejamento no combate a incêndios florestais
A União dos Municípios da Bahia (UPB) participou de uma reunião a convite do Corpo de Bombeiros Militar no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, em Salvador. Em pauta estavam as ações no combate aos incêndios florestais na região.
O evento ocorreu em 16 de março e contou com a presença de Elve Cardoso,superintendente da instituição municipalista, representando o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, além do subcomandante geral, Jorge Piauhy, representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Adson Marchesini, comandante Geral do Corpo de Bombeiros, explicou que os incêndios são recorrentes e exigem preparo do poder público. “Todo ano acontece e por que não se preparar? A gente precisa levar esse tema aos municípios para que eles se preparem e formem brigadas. Nós precisamos tomar providências, fazendo ações preventivas e a UPB é fundamental nesse sentido”.
Coordenação e captação de investimentos
Cardoso, da UPB, destacou o interesse da entidade em colaborar com a sensibilização das cidades. “Às vezes, o município não tem recurso financeiro para investir em uma brigada, mas não é isso que vai impedir a UPB nem o município de ter a responsabilidade perante o fato. Temos a coordenação de captação de recursos e estudos dentro do governo federal para captaçãodeinvestimentos nesta área, bem como podemos formar um curso teórico”, afirmou Cardoso.
O Corpo de Bombeiros possui bases de resposta florestal em Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista e Lençóis, com foco em monitorar de focos iniciais, capacitar brigadistas voluntários e sensibilizar a população.
Foto: SD Helder/ACS CBMBA