Soluções inovadoras para desafios do Cerrado recebem apoio financeiro
Seis soluções inovadoras para os desafios do Cerrado receberão apoio financeiro de cerca de R$ 1 milhão para serem executadas a partir deste ano, com prazo de realização ao longo de 12 a 24 meses. Selecionados a partir da Chamada Pública 04/2021, os projetos são voltados à conservação da natureza a partir do desenvolvimento regional e à prevenção e ao combate de incêndios na região do Noroeste Goiano. Os recursos serão doados pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).
“O Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do Brasil. A savana mais rica em biodiversidade do planeta precisa do apoio de profissionais de todas as áreas e de todo o país. Encerramos este processo confiantes de que os projetos selecionados farão a diferença para a proteção e conservação do Cerrado, especialmente no Nordeste Goiano”, afirma a gerente sênior de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário, Leide Takahashi.
Cadeias produtivas sustentáveis
Ao todo, foram inscritas 54 propostas de soluções vindas de 12 estados brasileiros. Entre os projetos indicados para apoio estão iniciativas que qualificam comunidades e agregam novas tecnologias às cadeias produtivas sustentáveis de frutos do Cerrado; antecipam o tempo de início ao combate de incêndios por brigadistas; e buscam novos conhecimentos para dinamizar e diversificar as oportunidades de negócio para produtos nativos. Três foram indicadas para apoio da Fundação Grupo Boticário e outras três para apoio da FAPEG.
Conheça as três soluções indicadas para apoio da Fundação Grupo Boticário
Projeto Conexão Cerrado: aproveitamento integral do fruto baru – proposta do Instituto Sócio Econômico de Desenvolvimento Social para desenvolver e incorporar tecnologia no processo produtivo do baru, permitindo que comunidades agroextrativistas também possam explorar a polpa e outros produtos do fruto, além da castanha.
Suindara: sistema de alertas de incêndios – sistema de alerta de incêndios para oito municípios da região proposto pelo Instituto Cerrado. O projeto a ser incorporado no dia a dia de brigadas de incêndio tem o objetivo de reduzir o tempo de resposta dos brigadistas em ações de combate ao fogo, minimizando impactos sobre o bioma. O mecanismo avisa brigadistas e outros usuários via SMS de celular e e-mail, enviando as coordenadas em um mapa interativo que permite registros de ocorrências e denúncias.
Marias da Terra: rede de mulheres extrativistas do baru – proposta pela Associação de Mulheres Produtoras Rurais do Assentamento de Bom Sucesso em Flores de Goiás, a iniciativa prevê a instrumentalização e a qualificação profissional das agricultoras do assentamento.