Home Notícias Seca mais amena no DF reduz em 95% as ocorrências de incêndios florestais
0

Seca mais amena no DF reduz em 95% as ocorrências de incêndios florestais

0
0
Fonte: Metrópolis (Suzano Almeida)

O clima mais chuvoso deste ano reduziu drasticamente, entre janeiro e junho, o número de ocorrência de queimadas no Distrito Federal. Enquanto no mesmo período de 2019 foram 1.258 chamados, o Corpo de Bombeiros, em 2020, computou apenas 57 até está segunda-feira (29/06). A diminuição é de 95%.

Característica desta época, quando se inicia o período de estiagem, as queimadas têm ocorrido em menor quantidade. Se em 2019, nos primeiros seis meses as chamas destruíram 748,98 hectares de vegetação no DF, este ano foram 58,93 hectares.

Em nota, o Corpo de Bombeiros explicou que “o período chuvoso foi mais extenso no ano de 2020, minimizando ocorrências de incêndio florestal. A capacitação e especialização dos bombeiros militares para pronto-atendimento, quando acionados, diminui consideravelmente a área queimada por hectares”.

Inmet

Os dados são confirmados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde janeiro até 27 de junho, foram 997 mm³ de chuvas. O esperado para todo o período era de 772,2 mm³, superando a média histórica.

De acordo com a meteorologista Andréa Ramos, os primeiros quatro meses foram atípicos, com um volume de chuvas acima da média. “Em Brasília, o normal é que a estiagem comece na segunda semana de maio. Tivemos chuvas até o dia 18 de junho”, explica.

Apesar da boa notícia, a meteorologista alerta que para esta semana não há mais previsão de chuva e que o período de seca deve começar com mais força.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *