Saiba quais serão os principais destaques da 16ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros
por Ana Claudia Machado –
Proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo o Brasil e reunir demais profissionais ligados aos setores de prevenção e combate a incêndio. Este tem sido o objetivo do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) desde a primeira edição. Neste ano, o encontro será entre os dias 9 e 11 de novembro, em Florianópolis (SC), e contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais, mesas redondas e feira com exposição de materiais e equipamentos. Além disso, o Senabom 2016 realizará a reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e também reunirá a Liga Nacional dos Bombeiros (Ligabom), composta pelos comandantes gerais de todos os corpos de bombeiros militares do País.
A revista Incêndio conversou com o coronel Onir Mocellin, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), corporação responsável pela realização do evento, para que ele pudesse comentar as principais novidades para a 16ª edição do Senabom, bem como falar sobre os grandes desafios enfrentados pela categoria atualmente, o que ele espera para o futuro, entre outros assuntos. Abordamos, inclusive, a opinião de Mocellin sobre quais seriam os principais impactos de uma legislação federal voltada à prevenção e combate a incêndios. Confira:
Qual será o principal foco do Seminário Nacional de Bombeiros deste ano?
Optamos por fazer um seminário técnico e inovador. Além da feira, que apresentará novas tecnologias na atividade de bombeiro, teremos o Seminário e as Competições de Salvamento Aquático, prova de Bombeiro de Aço, Certificação de cães, um congresso para engenheiros que se envolvam com atividades técnicas de prevenção de incêndio, além das palestras nacionais e internacionais na área de bombeiro, entre outras atrações.
Há novidades em relação às edições anteriores? O que elas agregam ao evento?
No primeiro momento buscamos organizar um congresso que seja confortável e agradável de se prestigiar. Buscamos bombeiros de outros países que vão palestrar sobre suas experiências na área de salvamento e combate a incêndio, revelando o raciocínio e as escolhas que os tornaram referências mundiais naquela situação específica. Pode ser uma oportunidade única para muitos bombeiros terem a oportunidade de assistir palestras com bombeiros de Nova Iorque, Paris e Londres, por exemplo.