RJ ganha aeronave para reforçar o combate a incêndios florestais
O CBMRJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) ganhou um importante reforço no combate a incêndios florestais em unidades de conservação do Estado do Rio. Um avião turbo-hélice com cisterna para armazenar 1.800 litros de água foi disponibilizado à corporação militar pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, em cerimônia realizada no dia 12 de maio, no Aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca (RJ).
O avião turbo-hélice Airtractor modelo 502B, cedido pela SEA (Secretaria de Estado do Ambiente), irá atuar na extinção de focos de incêndio, como o que acometeu o Pico do Frade, através do lançamento de água ou produtos químicos.
As aeronaves usadas no combate aos incêndios são uma vantagem devido a sua capacidade de atacar rapidamente as labaredas, impedindo que o fogo se alastre e ganhe força, além de alcançarem terrenos inacessíveis por terra. Outra benefício é o rápido deslocamento entre os focos de incêndio, protegendo homens e materiais.
Além de auxiliar no controle de focos de incêndio, a aeronave também pode ser empregada em outras atividades, tais como no patrulhamento aéreo de unidades de conservação, assim como no transporte de homens e equipamentos de combate terrestre durante operações. O turbo-hélice Airtractor 502B ficará à disposição do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil do Estado do Rio e outras instituições que eventualmente vierem a necessitar da aeronave.
Fonte: Angra News