Projeto estimula prevenção de incêndios florestais
O Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo) participa, desde 2012, do Projeto Cerrado-Jalapão nas unidades de conservação, municípios prioritários e Terras Indígenas nos estados do Tocantins, Piauí, Maranhão e Minas Gerais.
A iniciativa tem o objetivo de aprimorar a prevenção e o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais na região, o que contribui no nível de emissões de carbono.
As ações do Prevfogo envolvem capacitações, ações de sensibilização e educação ambiental, implantação de unidades demonstrativas de alternativas ao uso do fogo, além do fortalecimento dos comitês estaduais de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Para o ano de 2015, a intenção é implantar o manejo integrado do fogo (MIF) em Terras Indígenas (TIs), com a realização de queimas prescritas.
Para isso, serão realizadas oficinas sobre o resgate do uso tradicional do fogo pelos indígenas nas TIs Xerente e Parque do Araguaia (ambas no Tocantins), e a identificação de áreas prioritárias tanto para a preservação dos usos e costumes das populações, como para a conservação da biodiversidade.
Também fazem parte da iniciativa o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (Semades), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e Caixa Econômica.
O projeto conta inclusive com o apoio do governo alemão, que participa por meio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e a Cooperação Financeira Alemã. As parcerias foram realizadas no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima do Ministério de Meio Ambiente, Proteção à Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.
Graças à cooperação financeira propiciada pelo projeto, o Ibama está adquirindo veículos adaptados, equipamentos de informática, materiais para atividades de sensibilização e produtos audiovisuais, tais como vídeos, spots de rádio e desenho animado.
Iniciativas do Cerrado-Jalapão
Elaboração e implantação de seis planos operativos para a prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais nos municípios prioritários da primeira fase do Projeto (Mateiros, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia, Baixa Grande do Ribeiro e Bom Jesus).
Implantação de cinco unidades demonstrativas e realização de treinamentos para 161 participantes entre técnicos do Ruraltins e Naturatins bem como para produtores rurais no manejo de pastagem ecológica em municípios piloto (Mateiros, Pium, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins).
Realização de nove cursos de queima controlada com a participação de aproximadamente 265 produtores rurais.
Aperfeiçoamento das brigadas de incêndio do Prevfogo com a realização de cinco cursos sobre diversas modalidades de manejo integrado do fogo, com mais de 107 participantes.
Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Tocantins e Piauí por meio de formação continuada. Primeiro reforçando as competências em investigação dos incêndios florestais (33 participantes), metodologias participativas (43 participantes) e elaboração de projetos e captação de recursos (41 participantes) dos membros do comitê. Depois oferendo treinamento específico sobre o Sistema de Comando de Incidentes (40 participantes), com o objetivo de propiciar uma resposta mais eficiente e coordenada no caso de um grande incêndio florestal.
Disponibilização de formação continuada e sensibilização para diferentes grupos alvos: cinco cursos para professores com 160 participantes; 16 oficinas de educação ambiental para brigadas de incêndio e representantes dos municípios (com 549 participantes); e palestras sobre o tema prevenção de incêndios (com 1.737alunos).
Fonte: Portal Brasil com informações do Ibama