Projeto Ambientar, em Minas Gerais, conscientiza população na prevenção de incêndios
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), em Belo Horizonte, MG, conta com o projeto Ambientar, que por meio de parceria com a Guarda Civil Municipal (GM), ONG Brigada 1 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promove voluntária e mensalmente atividades de conscientização sobre prevenção de queimadas, às crianças e adultos, visando ajudar na conscientização da população.
Recentemente, o projeto realizou a “Oficina do Fogo” no Parque Municipal Lagoa do Nado, em que os pequenos usaram equipamentos de proteção idênticos aos de um brigadista, como capacetes, óculos e luvas, para enfrentarem uma simulação de incêndio, colocando alvos de madeira com formato das chamas na floresta.
População mais consciente
“Com essa forma de brincar, conseguimos ensinar e transmitir a sensibilização a crianças, jovens e adultos de que é importante combater os incêndios florestais, desde que se tenha treinamento e equipamentos adequados”, diz Ana Carina Roque, agente de Serviço Ambiental da FPMZB e responsável pela oficina.
Nos eventos promovidos, além das oficinas, também são realizados jogos, exposições de insetos e peixes, além debate-papos com temáticas ambientais, como as ações das brigadas. “De forma lúdica, mostramos para a população como é importante o trabalho dessas pessoas que ficam à frente das chamas, algo perigoso e difícil, mas que ajuda a preservar a biodiversidade e o meio ambiente”, finaliza.
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Belo Horizonte, MG