Coletores de sementes passam por treinamento para brigada de incêndio contra queimadas no Cerrado

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Com apoio da parceria entre Bom Ar, da Reckitt Hygiene Comercial e WWF-Brasil, 14 coletores de sementes foram treinados para atuarem no combate às queimadas no Cerrado. A iniciativa faz parte de um projeto de restauração que, no Brasil, atua ao lado de instituições locais para restaurar áreas do Cerrado e da Mata Atlântica. O treinamento foi organizado pela Cerrado de Pé, associação de coletores de sementes da Chapada dos Veadeiros, em Goiás e pelo órgão federal ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Um convite aberto foi feito para que todos os coletores interessados se inscrevessem. Foram cerca de 25 inscritos, pessoas de diferentes comunidades locais que atuam junto à associação, e 14 deles passaram pela capacitação. A coleta de sementes é um dos focos da parceria entre a marca e a organização, com mais de 9 toneladas de sementes coletadas até o momento.

Proteção do Cerrado

 

O curso teve duração de nove horas e foi ministrado por José Fernando Rebello, instrutor de formação de brigada do ICMBio, instituição que administra o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde as aulas e o treinamento aconteceram com partes teóricas e práticas.

Após a capacitação, os novos brigadistas já estão atuando em cinco cidades na região da Chapada dos Veadeiros, incluindo o Parque Nacional. O objetivo é proteger áreas de coleta de sementes, áreas em processo de restauração e áreas preservadas de um dos grandes riscos mapeados à conservação do bioma: a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação nativa.

 

Estatísticas

 

Em junho deste ano, a Amazônia e o Cerrado registraram o maior número de queimadas para o período nos últimos 16 anos, sendo os dois biomas mais atingidos no Brasil em 2023, de acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além da capacitação dos coletores, o apoio de Bom Ar também viabilizou a doação de equipamentos, como uniformes completos e instrumentos de combate – sopradores, bomba costal flexível e abafadores.

“A parceria com o WWF nos possibilitou conexões importantíssimas, como a iniciativa com a Cerrado de Pé. A intenção é trabalhar na base das questões ambientais. Sabemos das mudanças climáticas pelas quais o planeta está passando e da importância de adotar medidas práticas para a restauração da natureza, como a coleta de sementes e o reforço no combate a queimadas”, declara Luiza Zeron, Head de Marketing da marca Bom Ar na Reckitt Hygiene Comercial.

Foto: Divulgação/Bom Ar e WWF

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