Paraná apresentará na ONU seu sistema de prevenção de desastres
O sistema paranaense de gestão de situações de desastres naturais será apresentado em evento mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que reunirá mais de oito mil pessoas em Sendai, no Japão, de 14 a 18 de março. O sistema, hoje disponível e utilizado pelos 399 municípios do Estado, foi premiado pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU.
É o único projeto brasileiro premiado na campanha global “Fazendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria “Aplicações de Sistemas de Informação de uso interno”. A participação na Conferência Mundial da ONU para a Redução do Risco de Desastres, no Japão, é um dos resultados do prêmio.
Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o Sistema Informatizado de Defesa Civil do Estado do Paraná permite aos municípios paranaenses planejarem e acompanharem os impactos de situações de emergência e desastres, o que minimiza as consequências para a população.
Criada em 2005, como um banco de dados dos desastres naturais no Estado, a ferramenta passou a ser aperfeiçoada a partir de 2011 e agora permite que todos os municípios possam elaborar seu plano de contingência, previstos em lei federal.