Órgãos ambientais aprovam nova ferramenta de combate a incêndios

0

O Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) lançou o Painel do Fogo, software que tem o objetivo de  auxiliar o Corpo de Bombeiros e outros órgãos ambientais em suas estratégias para o combate de incêndios, em Porto Velho, Rondônia. O sistema possibilita análises dos incêndios e planejamento estratégico sobre como combatê-los.

Com o Painel do Fogo é possível saber há quanto tempo o fogo surgiu naquela região, sua extensão e intensidade. Dessa forma, órgãos ambientais podem planejar qual o incêndio com mais prioridade para ser combatido e quais as melhores estratégias e rotas para a atuação. O objetivo da ferramenta é fornecer informações para facilitar o combate ao fogo.

Diretores dos principais órgãos ambientais – como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, Instituto Chico Mendes de Conservação da Bio Diversidade – ICMbio e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA também integram o sistema.

Com a ferramenta, é possível realizar análises e visualizar informações sobre os incêndios que aconteceram nos últimos dias no Brasil. O sistema é atualizado, em média, a cada 6 horas, conforme recebe informações de satélites que monitoram o fogo, o que permite um acompanhamento quase em tempo real. O software usa imagens dos mesmos satélites utilizados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.