Operação Verde Rondônia combate incêndios florestais até novembro

0

Começou no dia 02 de agosto a Operação Verde Rondônia, para o combate a incêndios florestais em seis regiões do Estado. A ação, comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), tem apoio das secretarias de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e vigora até novembro.

A Operação Verde Rondônia será custeada por meio de uma combinação de recursos estaduais e federais, com orçamento de cerca de R$ 2 milhões. Para a iniciativa, o CBM implantou uma Brigada de Proteção contra Incêndio Florestal (BPCIF), incluindo o Grupo de Operações Aéreas (GOA) da corporação e o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Sesdec. Os brigadistas receberam treinamento do Ibama para o enfrentamento ao fogo em florestas.

As equipes vão estar concentradas nas regiões do distrito de Nova Dimensão (Nova Mamoré), Vila de Samuel (Candeias do Jamari), distrito de Rio Branco (Buritis), Cujubim, Seringueiras e no distrito de União Bandeirantes (Porto Velho), que registrou o maior número de focos de calor em Rondônia ao longo de 2020.

Ao todo, a Operação Verde Rondônia contará com a participação de 136 bombeiros militares nas unidades operacionais e brigadas, todos equipados com viaturas de combate a incêndios florestais, munidos de abafadores, bombas costais, sopradores, atomizadores, motobombas com esguichos, GPS e kits de APH básico, além de equipamentos de proteção individual.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.