Operação Guardiões do Bioma apresenta resultados no combate a incêndios florestais

0

O 1º Encontro Técnico-Operacional de Unidades Ambientais – Guardiões do Bioma, realizado na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, de 30 de novembro à 2 de dezembro, reuniu servidores federais e estaduais, como a Força Nacional, policiais federais, rodoviários federais, militares, civis e bombeiros de todo o país, que atuam diretamente na redução do desmatamento e incêndios florestais. Durante o evento houve apresentações sobre os principais resultados da Operação Guardiões do Bioma, a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na operação, as fiscalizações e o combate aos crimes ambientais na Amazônia.

O Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) participou deste primeiro encontro técnico, cujo proposta visa o fortalecimento da Operação Guardiões do Bioma e teve como principal foco o combate ao desmatamento ilegal e Incêndios Florestais. Esta problemática envolve vários órgãos e todos os estados da federação e o Distrito Federal. Combater o desmatamento e os Incêndios florestais é um problema de todos, ocorre em todos os biomas brasileiros e por isso a integração de forças, municipais, estaduais e federais é essencial. Seja na fiscalização, na prevenção, no combate e na avaliação dos resultados.

 

Ferramentas tecnológicas

 

O principal produto do encontro foi a discussão das ações de alinhamento entre os setores político-estratégico, técnico e operacional, de forma que atuem em uma rede integrada. O georreferenciamento é o grande exemplo de ferramentas tecnológicas que deve está sendo utilizado pelos órgãos, ele têm se mostrado muito eficiente nas ações de combate ao desmatamento e aos incêndios florestais.

Devido às mudanças climáticas a tendência é de incêndios cada vez maiores e de maior intensidade, isso significa que será preciso empregar mais recursos humanos, financeiros e equipamentos.

De acordo com o capitão Sócrates Alves Honório de Souza, do CBMCE, “por isso, a participação no evento nos traz aprofundamento no assunto, dá a oportunidade de conhecer boas práticas e também de repassar ações positivas que foram aplicadas no Ceará, como a Operação Floresta Branca (OFB)”, ressaltou o oficial que participou desta iniciativa.

A operação tem como viés a prevenção e o combate aos incêndios florestais, tem dado frutos como o Boletim do Fogo, lançado a cada 10 dias, ocasião em que são informados os focos de calor e ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará nas Áreas Integradas de Segurança (AIS’s). O encontro, portanto, possibilita a ampliação de horizontes, apresenta novas oportunidades e contamos com essa evolução nos anos a seguir para que os números de incêndios apresentem quedas.

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link