Operação Corta Fogo continua no mês de outubro

0

Outubro ainda faz parte do período de estiagem, um período ainda propício para ocorrências de incêndios. Por conta disso, a Secretaria do Meio Ambiente – juntamente com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – coloca em prática a Operação Corta Fogo, que prioriza o controle de incidência de focos de incêndio através de palestras de concientização.

Hoje, segundo levantamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a situação ainda é bastante preocupante nas regiões de Campinas, de Araçatuba, de Ribeirão Preto, de São José do Rio Preto e de Barretos. Munícipios que devem receber uma atenção especial.

A população pode colaborar evitando lançar pontas de cigarros acesas em rodovias, queimar lixo, atear fogo em pastos e canaviais sem autorização, fazer fogueiras e soltar balões. Os incêndios provocam a destruição de plantações e construções, a morte de animais silvestres, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, a poluição do ar, e são uma contribuição significante do aquecimento global.

Plano de ação

A SMA durante todo ano trabalha preventivamente e no período da seca intensifica as ações de monitoramento, controle e combate ao fogo. O trabalho inclui a utilização de novas tecnologias para o monitoramento e combate, o aumento da participação municipal e o envolvimento dos setores produtivos, sucroenergético e florestal, nas ações. No período de 1º de janeiro a 22 de setembro deste ano foram registrados 1.622 episódios, contra 3.681 episódios no mesmo período de 2014.

Do Portal do Governo do Estado

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link