Novo sistema de drone auxilia no combate a incêndios florestais

0

Comunicação, entretenimento ou processos industriais não são os únicos focos das startups incubadas em centros de pesquisas. O combate a incêndios florestais, por exemplo, inspirou a fundação de um negócio por um grupo de engenheiros da Universidade de Aalborg, na Dinamarca. O objetivo é a comercialização de um sistema autônomo de drones feito sob medida para o uso em acidentes com fogo na natureza.

O coração da solução é um software de inteligência artificial denominado AWRA (Autonomous Wildfire Recognition and Analytics). Segundo os pesquisadores, ele torna mais rápido e preciso o dimensionamento de incêndios florestais, trabalho geralmente feito a partir de medições e cálculos com o uso de aeronaves, helicópteros e satélites.

Por meio do AWRA, os dados visuais coletados pelos drones são processados e transferidos para mapas com imagens ópticas e térmicas das áreas afetadas. “O AWRA fornece uma visão geral rápida da localização, direção e propagação dos incêndios. Com isso, permite que os bombeiros tenham uma melhor chance de lutar contra o fogo, fornecendo-lhes dados quando e onde eles precisam, e proporcionando consciência situacional para operar da maneira mais eficiente”, diz um comunicado da startup, batizada como Robotto.

O AWRA vem sendo demonstrado para corpos de bombeiros em diversas cidades europeias.

Leave A Reply

Your email address will not be published.