Museu em MG tem espaço dedicado aos bombeiros
Museu dos Militares Mineiros, localizado em Belo Horizonte, conta com espaço dedicado a preservar a história do Corpo de Bombeiros. Quem visitar o local poderá conhecer um pouco da história da corporação que completa, no dia 31 de agosto, 104 anos de atuação.
Entre as curiosidades, estão fardamentos e equipamentos antigos usados nas ocorrências, como um escafandro dos anos 40 usado em resgates, além de outras ferramentas usadas pelos bombeiros ao longo das décadas. Chamam também a atenção documentos históricos, entre eles, um assinado pelo ex-imperador Dom Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O acervo do museu reúne ainda peças como instrumentos musicais e de trabalho, fotografias e documentos. Além dos objetos em exposição, o espaço também conta com recursos tecnológicos como vídeos, jogos e dispositivos interativos.
No total, o museu tem 13 salas. A sala da História das Corporações conta com recursos de vídeo e uma timeline interativa contando um pouco da história do CBMMG, além de salas que homenageiam a banda da corporação. Acervo e vídeos mostram a trajetória de patronos e ex-comandantes.
A sala de homenagens possui vídeos com operações relevantes. A de uniformes reúne antigos fardamentos e a de prevenção e combate conta com equipamentos utilizados. Há uma sala de depoimentos, reunindo relatos da população sobre o atendimento, além de depoimento dos Comandantes-Gerais. Uma sala especial homenageia a mulher bombeiro militar e conta como se deu a entrada delas na corporação.