Mato Grosso treina pantaneiros para a prevenção e combate a incêndios florestais

0

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso – CBMMT capacitou 158 moradores e trabalhadores que vivem na região do Pantanal  com as técnicas e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O treinamento é realizado pelo 1° Pelotão Independente CBM da cidade de Poconé, distante 104 km de Cuiabá, capital mato-grossense.

Os treinos foram divididos em turmas de 15 pessoas que vivem chácaras, fazendas e sítios no Pantanal. Pantaneiros das localidades do Distrito de Cangas e Estrada do Boqueirão também participaram da capacitação, de acordo com a assessoria do governo do Mato Grosso. O CBMMT afirma que os locais “foram estrategicamente escolhidos pelo fato ter sofrido uma grande destruição nos incêndios ocorridos em 2020”.

O treinamento faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2021) do governo mato-grossense e tem o objetivo de posicionar equipes de militares para promover ações preventivas para minimizar os impactos dos desastres ocasionados pelos incêndios no Pantanal.

Segundo o cronograma do POTIF 2021, ainda restam duas etapas de treinamento que serão realizados em Porto Jofre e no Distrito de Pirizal (Nossa Senhora do Livramento), também no Pantanal. As ações envolvem também o Sindicato Rural de Poconé, o Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil, a prefeitura de Poconé, o SESC Porto Cercado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), setores do turismo, além dos próprios moradores locais.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.